2ª Companhia de Guardas – Uma Marco no Reconhecimento a FEB.
Um dos grandes exemplos de abnegação no combate e que orgulha profundamente a Infantaria do Exército Brasileiro é a História do Aspirante Francisco Mega, que faleceu em combate no dia 15 de Abril de 1945, lançando-se à frente do seu pelotão contra as tropas inimigas instaladas na Cota 778 a leste da cidade de Montese e, mesmo sendo ferido mortalmente no momento do assalto, buscou a motivação dos seus homens na manutenção do ataque, proferindo as seguintes palavras: “Porque estão parados em torno de mim? A guerra é lá na frente. Quem está no fogo é para se queimar! Estou aqui por que quis! Se vocês estão sentidos com o que aconteceu, vinguem-se acertando o comandante deles! De nada valerá o meu sacrifício se não conquistarem o objetivo. A minha vida nada vale, a minha morte nada significa diante do que vocês ainda tem para fazer . Prossigam na luta…”.
Com o mesmo espírito da INFANTARIA do Aspirante Mega, realizou-se no dia 22 de junho, na valorosa 2ª COMPANHIA DE GUARDAS, formatura de entrega de Medalhas Aspirante Mega, seguida de inauguração do ESPAÇO FEB.
A 2ª Companhia de Guardas, uma histórica e importante Organização Militar da Guarnição de Pernambuco, é comandada pelo Major ANTOINE DE SOUZA CRUZ, um jovem oficial comprometido com a História de seu país, um excelente comandante, um LÍDER, que inspira seus comandados, pois testemunhamos de sua tropa o respeito colaborativo pelo seu comando.
A Diretoria da Associação de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Regional Pernambuco concedeu a Medalha Aspirante Mega ao Major Antoine, recebendo das mãos do Veterano Alberides Passos, Presidente em exercício da ANVFEB-PE, e aos seguintes militares:
– 1º Tenente EDMILSON BARBOSA;
– SUBTENENTE JORGE ALEXANDRE FURTADO DE OLIVEIRA;
– 1º SGT ALEXANDRE CASADO COSTA;
– 2º SGT LENINE DE SOUZA LIMA;
– 3º SGT UBIRATAN JOSÉ DA SILVA;
– CB JOSÉ WELLINGTON DE MELO FERREIRA.
A Solenidade também foi marcada pela despedida de militares que passaram a reserva e entrega de brevê a militares do 3º Pelotão de Guardas, fração de Pronto-Emprego da OM, comandada pelo Tenente Vinicius.
Encerrando a formatura, o Major Antoine se dirigiu aos presentes com um discurso emocionante e inspirador, deixando clara a vocação pela preservação histórica do Exército Brasileiro e o da 2ª Companhia de Guarda, realizando sua contribuição em busca dessa preservação.
Em seguida todos foram para o Espaço FEB, uma belíssima sala, planejada com o objetivo de ser uma referência para os militares integrantes da Companhia e para os familiares que visitam a OM.
Agradecemos aos integrantes da 2ª Companhia de Guardas: Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados pelo zelo e amor à pátria, que é a Pedra Fundamental de sua profissão, e que abrilhantam ainda mais o nome dessa honrosa e diferenciada tropa, quando seus integrantes estão comprometidos na preservação da História do nosso país.
______________
O Brado das Unidades de Guardas mostram o espírito destemido e fiel as suas posições quando, na Batalha de Waterloo, o General francês Cambonne, cercado por 40 mil prussianos resistia bravamente às investidas inimigas, e recebendo a ordem de rendição proferiu a seguinte mensagem:
“A GUARDA MORRE, MAS NÃO SE RENDE!!”
Esse é espírito de abnegação das Unidades de Guardas do Exército Brasileiro.
BRASIL

Condecoração: Medalha Aspirante Mega sendo entregue ao Major Antoine pelo Presidente em Exercício da ANVFEB-PE Veterano Alberides Passos
Página no Facebook:
http://www.facebook.com/BlogChicoMiranda
Comunidade no ORKUT:
Meu prezado amigo Francisco Miranda,
Venho por meio deste agradecê-lo pelas generosas palavras dirigidas à minha pessoa e à dos meus comandados, assim como à da nossa querida e briosa 2ª Cia de Guardas.
Nossa OM surgiu no contexto da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com a nobre missão de estabelecer a segurança em terra do cais do Porto do Recife perante a ronda sinistra dos submarinos alemães…tempos difíceis para todos.
Assim sendo, sentimo-nos honrados e moralmente obrigados em, por intermédio de uma singela galeria, preservar a história de nossos veteranos e da nossa FEB, homens que tiveram suas até então simples e calmas juventudes interrompidas para atender ao clamor do dever e juntar-se a tantos outros bravos brasileiros, de vários rincões de nosso país, igualmente idealistas e patriotas, para, ombro-a-ombro, rumarem para os gelados campos de batalha europeus.
Muitos não voltaram da Itália vivos, pois Deus, com sua infinita sabedoria e grandeza, assim não o permitiu. Lá lutaram, lá morreram.
No entanto, ontem tivemos a honra de receber em nossa OM quatro que tiveram aquelas bençãos. E nossas medalhas foram entregues por eles, heróis de guerra!
Não há como descrever aqui a emoção de receber uma medalha de alguém que já esteve em combate. Só recebendo…
Ao Sr Rigoberto Souza, igualmente amigo, nossos agradecimentos pela indicação à Medalha Asp MEGA e pela contribuição no acervo gentilmente cedido na exposição do Exército no Centro Cultural dos Correios, por dois meses, e em nossa sala de Relações Públicas da OM, para que nossa inauguração fosse à altura do sentimento de respeito e agradecimento que moralmente temos aos nossos veteranos da FEB.
Mais uma vez, muito obrigado pela distinção aqui postada.
Siga em frente com o melhor site existente sobre o Brasil e a Segunda Guerra Mundial!
Parabéns pelo trabalho anônimo e profícuo!
Maj Antoine de Souza Cruz – Cmt 2 ª Cia Gd
Inicialmente gostaria de parabenizar os senhores Rigoberto Souza Júnior e Francisco Miranda por suas iniciativas, o Brasil precisa de homens que valorizam suas Instituições e isso está se tornando raro a cada dia.
Em segundo lugar, não conhecia este site e fiquei impressionado com o seu acervo e organização. Sem sombra de dúvidas, será uma de minhas leituras obrigatórias a partir de agora. Assim, mais uma vez, parabenizo o Sr Francisco Miranda sobre a montagem do mesmo.
Por fim, gostaria de comentar que ler o que foi escrito sobre o Antoine e sobre a sua liderança não é algo de se estranhar. Parabenizo o velho camarada dos “Tempos Acadêmicos” e da “Velha Brigada” sobre o que foi relatado sobre sua conduta e respeito pela Tropa, mas confesso que conhecendo ele como eu conheço, isso não é de se estranhar.
Creio que isso é o mínimo que todos os Oficiais deveriam exercitar, mas como seres humanos que somos, muitos deixam a desejar. Graças a Deus que encontramos militares, como esse meu amigo de turma, que conseguem mostrar a todos o verdadeiro significado da palavra LIDERAR.
Brasil! Acima de Tudo!
Att
WagnerPBarros
Obrigado pelas palavras Wagner, meu velho amigo das lides aeroterrestres e companheiro de turma da briosa Vanguardeira 96!
Grande abraço!!!
Precede, Guia e Lidera!
Parabéns pela matéria e pelo blog!
Gostaria de saber se o Major poderia fornecer um e-mail para contato.
Parabéns por servirem na 2a.Cia.Gd. e parabéns pela solenidade.
Parabéns ao Maj. Antoine, nosso dileto filho que cumpre no comando os sagrados desígnios de Deus e da nossa Pátria Amada, dedicando-se a servir com honra, trabalho e lealdade, ao sublime êxtase patriótico: BRASIL ACIMA DE TUDO!
Maria Cecília e Antonio Cruz
nunca imaginei sentir tanta saudades da minha companhia, espero um dia poder visitar meus colegas de guarda. um abraço a todos.