O Trágico Fim do General Meigs
A edição do Jornal americano “The Birmingham News” do dia 3 de Março de 1977, chegou às bancas com algumas fotos dramáticas do naufrágio do Navio General Meigs, que levou parte dos nossos Pracinhas ao Teatro de Operações da Itália, deixando um certo ar de tristeza para os brasileiros que fizeram a travessia da Linha do Equador, rumo à incerteza dá guerra na Europa..
O jornal trazia estampada fotos desta máquina de guerra, com o casco virado junto a enorme rochedos, sendo batido pelas ondas do Oceano Pacífico, na Praia de Cape Flattery, nos Estados Unidos. No ano de 1971, enquanto ele era rebocado para a Base Naval de Puget Sound, nas costas do Estado de Washington, o cabo de aço que o puxava partiu-se, deixando-o à deriva até que o mesmo encalhasse.
Durante a 2ª Guerra Mundial, este imponente navio transportou no seu vaivém entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade italiana de Nápoles, milhares de Pracinhas da FEB, oferecendo durante a travessia do Oceano Atlântico todo o conforto e segurança que se podia ter numa belonave de guerra.
O Navio General Meigs, era dotado de equipamentos e aparelhos, que permitia ao mesmo levar 6.000 passageiros em seu bojo, e arrastava 20.000 toneladas, além de possuir seu próprio equipamento de defesa: canhões, dispositivos para bombas de profundidade, aparelhos de escuta, peças de artilharia antiaérea, e uma tripulação de 400 homens.