Piloto Russo abatido em 1942
|
Michail Gavrilov
Abril 1942 o Tte. Michail Gavrilov já era um piloto experiente. Participara de várias missões com seu IL-2, e abatido várias aeronaves alemãs. Condecorado por bravura, tinha 26 anos de idade, casado, 1 filho.
Foto de Família
Os Ilyushin IL-2 Sturmovik e seus pilotos tiveram participação decisiva na Segunda Guerra, para conter os avanços alemães. Durante a Guerra foram fabricados mais de 36.000 IL-2. Sua cabine não era blindada, o que ressaltava a coragem e heroísmo de seus ocupantes.
Ilyushin IL-2 Sturmovik, orgulho da aviação russa da Segunda Guerra
30 de Abril de 1942 foi um dia comum no front soviético, novamente vencido pelos Sturmovik IL-2, que abateram 36 aviões alemães, e perderam apenas 9. Porém, uma destas perdas permaneceu envolta em mistério durante décadas. O IL-2 de Gavrilov, após reportar situação de ataque na região de Demyannsk, simplesmente desapareceu. Os restos da aeronave nunca foram encontrados.
Abril de 2010, um grupo de militar de sondagem que encontrou na região um caça russo “enterrado” num pântano, e após vários dias de escavação esclareceu: O IL-2 de Gavrilov e seus restos mortais, extremamente bem conservados após 68 anos de espera.
Fotos da escavação e restos do avião
O Tenente Gavrilov ainda vestia sua farda, capacete e botas de batalha, mas não estava com sua identificação, arma, pára-quedas e relógio, o que significa que o avião foi encontrado e saqueado.
Corpo mumificado de Gavrilov ainda com o capacete (a cabeça foi encoberta)
A identificação foi feita pelo código do avião, número de série do motor e pelo facto de estar ocupando a cabine do piloto da aeronave…
O potente motor depois de limpo. Perfeito estado de conservação
Supõe-se que ao atacar o acampamento inimigo, o IL-2 de Gavrilov foi atingido por uma bateria anti-aérea, obrigando-o a uma aterragem forçada.
A resposta se Gavrilov morreu durante a aterragem ou se foi executado em solo pelos alemães será dada pelos peritos. Triste fim para um importante membro da mais corajosa equipe de pilotos da Segunda Guerra.
Curiosidade
Gavrilov não foi o único. Em 2008 o piloto Boris Lazarev foi encontrado no seu avião durante sondagens de uma empresa de Topografia. Os pântanos europeus possuem alta concentração de Tanino, que inibem a proliferação de bactérias. Por isto os corpos são naturalmente “mumificados”, permanecendo intactos durante centenas de anos.
Isso é fantástico! Parabéns Chico Miranda pela excelente matéria. A SGM é apaixonante.
Obrigado meu amigo!!
Parabens por nos disponiblizar estas Histórias fantásticas. Não pode e nem deve-se esquecer este Evento (IIWW). Continue nos brindando com suas pesquisas.
Miranda os herois não morrem, este está vivo.
É verdade Amigo! Sempre!
MEU AMIGO PARABENS! JA ACOMPANHA SUAS MATERIAS ATRAVEZ DO AMIGO PESSOAL MARCIO PINHO QUE SEMPRE POSTAVA SUAS MATERIAS NA WEBKITS ENTAO DESCOBRI SEU BLOG E NAO DEIXEI MAIS DE ACOMPANHAR O BRASIL PRECISA DE GENTE ASSIM COMO VC QUA MANTEM VIVA A MEMORIA DE NOSSOS HEROIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. BRAVO ZULO PRA VC!
Carlos,
Agradeço demais seus elogios, sabendo que o objetivo é exatamente esse, divulgar a história sob outra perspectiva a de quem fes parte dela! E principalmente tirar esse estigma que brasileiro não se importa com o passado.
A vc e ao Márcio Pinho meus sinceros agradecimentos.
Meu Amigo,seu blog é o MÁXIMO,muito obrigado pelas excelentes matérias,que nos levam a conhecer esses personagens tão importantes,que até então eram desconhecidos por nós,parabéns e continue com esse ótimo trabalho !!!!
Obrigado Marcos!
gostei muito dessa materia pena que ele nao viveu, para nos contar esta tremenda luta. parabems ao bloguista da materia.
Republicou isso em Francisco Miranda – BLOGe comentado:
Essa é uma das Histórias que mais impressionam na Segunda Guerra Mundial