100 Melhores Filmes de Guerra – A Cruz de Ferro – 09
Quem realiza pesquisas, seja ela da segunda guerra ou outro período histórico e vai assitir um filme, passa o tempo inteiro analisando os cuidados que a produção teve com a veracidade dos acontecimentos, e claro, ao final, sempre tem uma ou outra observação a fazer. Por isso, para que possamos abrir nosso leque de produções que apresentem como “pano de fundo” os conflitos que marcaram a humanidade, estou lançando uma série de posts que elencam os 100 melhores filmes de guerra de todos os tempos, claro, estou colocando minha lista, e vou colocá-la propositalmente em ordem aleatória, deixando os 05 melhores colocados para o final da série. Faça a sua Lista ou acompanhe a nossa!
PS. antes que alguém critique o post, lembrem-se, é só uma brincadeira!!
A Cruz de Ferro (Posição 09)
Neste clássico antibelicista, a Segunda Guerra Mundial é mostrada sob os olhos dos alemães. O diretor Sam Peckinpah mostra que os soldados que combateram com o uniforme nazista eram vítimas dos senhores da guerra. O sargento Steiner (Coburn) participa de uma batalha sangrenta contra as tropas russa, na qual morre o bravo tenente Meyer, líder do pelotão. Só que o capitão aristocrata Stransky (Schell) diz que comandou os soldados na luta e reivindica a Cruz de Ferro, medalha concedida por bravura no campo de batalha. Stainer nega-se a corroborar a farsa. Covardemente, o capitão escarra na honra militar e se vinga do sargento.
Sam Peckinpah não se vale de meias palavras ou meias imagens para reconstruir a carnificina da Segunda Guerra Mundial. As cenas, cruéis e violentas, lembram que o sofrimento não foi privilégio dos Aliados. O enredo é universal: enquanto sonham com o poder, uns poucos alimentam o conflito com sangue da ralé. Em A Cruz de Ferro, a ambição é o estopim, a faísca e o combustível da guerra. E a terrível constatação é que mesmos os vencedores terminam vencidos.
Título Original: Cross of Iron
País: Reino Unido / Alemanha
Ano: 1977
Direção: Sam Peckinpah
Elenco: James Coburn, Maximilian Schell, James Mason, David Warner.
Curiosidade: Os soldados russos entoam uma cança iugoslava, pois os atores eram iugoslavos e não conheciam músicas russas. Ninguém da equipe percebeu, e a cena ficou assim.
Obrigado pela publicação! Parabéns e, sucesso!
Eu gostaria de saber onde eu teria acesso para saber quais são os cem melhores filmes sobre guerras?
Em princípio, concordo que faça parte a Cruz de Ferro. De fato um excelente filme, além de contar com atores de renome.
Mas eu gostaria de saber – e esta a razão da minha pergunta inicial – , se Corações e Mentes faz parte desta lista.
Amargo Regresso, também?
Por favor, Chico, peço ajuda.
Um abraço.
Vou responder no próximo post meu amigo
Uma pequena correção quanto ao comentário do filme Cruz de Ferro:
James Coburn, interpretou o Cabo Steiner, e não como sargento.
Francisco Bengl,
James coburn que interpretou o cabo Steiner, recebe uma promoção de sargento por intermédio do capitão Stransky .
Ele passa de posição hierárquica de Cabo para sargento.