Afundem o Bismarck!
História
14 de fevereiro de 1939: Batizado por Dorothea von Loewenfeld, neta de Otto von Bismarck.
15 de setembro de 1940: O Bismarck partiu de Hamburgo para o Mar Báltico para os ensaios.
17 de setembro de 1940: Chegou a Kiel.
28 de setembro de 1940: Partiu de Kiel e chegou a Gotenhafen na Polônia.
Outubro-novembro 1940: Testes de mar no Mar Báltico.
05 de dezembro de 1940: Se afasta da zona do Báltico para a montagem final.
09 de dezembro de 1940: Chega ao Estaleiro Blohm & Voss, em Hamburgo.
De janeiro-março de 1941: Montagem final, fora concluída, acrescentou armas de 8 x 4,1″. O Bismarck está pronto em 24 de janeiro, mas um navio afundado no porto atrasou sua partida e ele fica retido na Blohm & Voss, até 6 de março.
8 de março de 1941: Chega em Kiel com leva suprimentos. O navio é pintado com um padrão de camuflagem.
17 de marco de 1941: Sai de Kiel e chega em Gotenhafen (Polônia) permanecendo até abril. O Bismarck continua a realizar manobras no Mar Báltico.
05 de maio de 1941: Adolf Hitler inspeciona o Bismarck em Gotenhafen.
12 de maio de 1941: Almirante Günther Lutjens e sua equipe chegam ao Bismarck. Bismarck participa de mais dois exercícios antes da implantação.
18 maio de 1941: Bismarck faz uma manobra de seis horas com o navio Tirpitz, a única vez que os dois navios operam em conjunto.
19 maio de 1941: Bismarck e Prinz Eugen partem Gotenhafen para a Operação Rhinübung.
20 maio de 1941: Bismarck é avistado pelo cruzador sueco Gotland e seu movimento é relatado.
21 de maio de 1941: Chegou a Grimstadfjord perto de Bergen, Noruega. Embora o Bismarck tivesse sido fotografado pela RAF. A noite o Bismarck e Prinz Eugen partem para o estreito da Dinamarca.
23 de maio de 1941: Bismarck e Prinz Eugen são avistados por HMS Norfolk e Suffolk. Bismarck inicia o ataque com cinco salvos em Norfolk que fica em chamas, ma não houve afundamento. O choque de armas de Bismarck danificou o radar e ele teve de abandonar ficando protegido pelo Prinz Eugen. O Bismarck, em seguida, fez uma tentativa de envolver a embarcação inimiga, mas Suffolk pegou-o fazendo uma curva em seu eixo e foi capaz de atingir o Bismarck.
24 de maio de 1941: Batalha do Estreito da Dinamarca, agora com HMS Prince of Wales, HMS Hood, HMS Norfolk e Suffolk. O Hood é afundado e o Prince of Wales danificado. Bismarck está danificado e o Prince of Wales em chamas. O Bismarck é atacado durante a noite por aviões jogando torpedos. Enquanto o navio ainda opera. Um homem do Bismarck é morto por cair de uma passarela durante o ataque com torpedoa.
25 maio de 1941: Atacado por aviões Swordfish torpedos, Bismarck e Prinz Eugen se separam. Os britânicos perdem contato com o Bismarck. No entanto no final da noite o almirante Lutjens envia uma mensagem de rádio para Berlim. A mensagem é interceptada pelos britânicos e sua posição é revelada.
26 maio de 1941: O Bismarck é localizado por um barco de Catalina e depois atacado por aeronaves Swordfish, recebendo dois disparos diretos. Uma meia-nau e uma no leme, enquanto o Bismarck tenta uma curva, fica incapaz de manobrar e só consegue realizar movimentos em círculo. No final do dia Bismarck é atacado por destroyer Piorun G-65, mas, o ataque é chaçado com sucesso. O Bismarck é atacado novamente pelo HMS Cossack F-03, HMS Maori F-24, HMS Zulu F-18, HMS Sikh F-82 e ORP Piorun G-65. Mais uma vez o ataque é rechaçado.
27 maio de 1941: Bismarck é afundado em ação com HMS King George V, HMS Rodney, HMS Norfolk e HMS Dorsetshire. A tripulação de Bismarck abre as válvulas para evitar a captura. HMS Dorsetshire resgatou 86 sobreviventes, mas um morreu de seus ferimentos a bordo. HMS Maori F-24 resgatou 25 sobreviventes. U-74 resgatou três sobreviventes e o Sachsenwald (navio alemão) resgatou dois sobreviventes.
Impressionante a quantidade de fotos sobre o navio, pena que estão sem legenda , mais da para assimilar, principalmente a foto dos repolhos rssssssssss.
Exelente parabéns.