Aviões – Essa Estranha Máquina da Grande Guerra
No final do século XIX se pensou que o grande avanço aeronáutico bélico estaria na utilização de balões nos campos de batalha. Um pequeno exemplo da utilização dos balões foi durante a Guerra Civil Americana, onde o ajuste dos tiros de Artilharia e a sondagem da movimentação das tropas eram realizados a partir de observadores em balões.
Com o advento do avião, já na Primeira Guerra Mundial, os balões ainda eram muito utilizados, juntamente com Dirigíveis para Observação avançada e até para bombardear as linhas inimigas. Contudo já se tornava preponderante a presença dos aviões. Os observadores dos balões nada podiam fazer quando os aviões inimigos se aproximavam. Então se fez necessário à melhoria de um equipamento que iria revolucionar a forma de se fazer guerra, o paraquedas. Último recurso para salvar a vida dos observadores dos balões em caso de ataque de aviões inimigos.
Outro elemento importante que se desenvolveu contra ataques aéreos foram as baterias antiaéreas. Inicialmente utilizavam armas portáteis para atacar as aeronaves inimigas, posteriormente o calibre das armas dessa força defensora foram aumentando de acordo com a evolução das aeronaves.
Podemos dizer que a Grande Guerra apresentou ao mundo tecnologias bélica que se consolidaram com o passar dos anos e que ficaram famosas algumas décadas depois, infelizmente.

Treinamento de Salto a partir de Balões em caso de ataque de aviões essa era a única opção de sobrevivência do Observador
- A Evolução da Grande Guerra
- Utilização de Bombadeios em grande escala
- Baterias Antiaéreas Alemãs
- Acreditem! Isso era uma máquina fotográfica para capturar fotos dos campos de batalha
- Treinamento de Salto a partir de Balões em caso de ataque de aviões essa era a única opção de sobrevivência do Observador